sexta-feira, 29 de junho de 2012

Texto Informativo


O texto informativo é encontrado geralmente em jornais, revistas, sites de notícias e enciclopédias. O tema costuma ser um fato ou uma série de fatos ocorridos no mesmo local (uma guerra ou uma disputa esportiva), em um determinado período de tempo. A notícia, a entrevista e a reportagem são também textos jornalísticos. Quem escreve esse tipo de texto é o jornalista, que deve ser objetivo e interpretar os fatos.
Vamos conhecer um pouco mais sobre esses textos informativos?
Notícia: Serve para informar. Descreve um fato e o torna conhecido. É simples, direta e atual. A notícia conta o que ocorreu, quando, onde, como e por quê. Para verificar se ela está bem elaborada, o emissor deve responder às perguntas: 

O quê? (fato ou fatos)
Quando?  (tempo)
Onde? (local)
Como? (de que forma)
Por quê? (causas)

A notícia usa uma linguagem formal, que segue a norma culta da língua. É escrita em ordem direta, na voz ativa, com verbos de ação e frases curtas que permitem que as ideias fluam. Isso pode ser verificado no exemplo a seguir:


Notícia postada no site no dia  29/06/2012




Entrevista: É útil para conhecer diretamente o ponto de vista de uma pessoa importante, uma testemunha, ou para aprofundar-se num tema ou personagem. Esse texto informativo, tem como objetivo fazer com que o leitor conheça melhor as opiniões e ideias do entrevistado. O entrevistador deve pesquisar antes a respeito do entrevistado, do tema a ser abordado e preparar um roteiro com base nessa pesquisa.
Abaixo, temos um exemplo de entrevista com a escritora Ana Maria Machado, publicada na revista Nova Escola:




Fonte:http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/literatura-deve-dar-prazer-423594.shtml
Notícia acessada em 03/07/2012

Reportagem: A reportagem é uma notícia ampliada. Enfoca um assunto ou fato de forma abrangente, apresentando mais detalhes. O texto é, geralmente mais longo que o da notícia, com diversas opiniões e versões do mesmo fato. A linguagem é formal, objetiva e direta. Ao fazer uma reportagem, podem-se consultar diversas fontes, mas é importante citá-las.  A seguir, um exemplo de reportagem publicado no jornal Zero Hora, da cidade de Porto Alegre:
Fonte: www.zerohora.clicrbs.com.br
Notícia postada no site no dia  30/06/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário